JAIME PRADES |
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BROTO 2014/2022 SP_ARTE 2022 PINTURA 2022 AVE PINDORAMA SOPRO 2021 JAIME PRADES: TRÊS GERAÇÕES À DERIVA 2020 MAC SOROCABA 2019 TRIANGULAR 2019 COSMOPOLIS 2019 SESC SÃO JOSÉ 2018/19 SESC BIRIGUI 2017 NATUREZA HUMANA À DERIVA 2014 BIO EXPOSIÇÕES ENCONTROS COM JP MINI BIO |
BROTO 2014/2022
A escultura BROTO é fruto de uma atitude que foi plantada na virada dos anos 70/80 pelas ações pioneiras de alguns grupos de artistas de teatro e das artes visuais. Alex Vallauri, artista plástico dedicado à gravura, foi algo como um pajé catalizador, aqui no Brasil, dessa onda que crescia mundo afora. Hoje, essas ondinhas iniciais viraram ondas gigantes e podemos pensar que ao longo desses últimos 30 anos a arte urbana - com todas as suas variáveis - é um fenômeno planetário, uma cultura planetária. No Brasil dos anos 80 a nossa pegada, refiro-me ao grupo Tupinãodá do qual participei de 84 a 89, teve sempre um ingrediente performático. As nossas ações nas ruas tiveram estratégia, conceito, planejamento e muita irreverência. Alguns de nós do Tupinãodá estávamos mergulhados e boiando nesse caldeirão fervente onde a pajelança antropofágica estava sendo cozida desde a Semana de 22, por muitos artistas e pelos seus pensadores e filósofos como Mário e Oswald de Andrade e pela figura que considerávamos a mais interessante: Flávio de Carvalho. Ele era o nosso herói, o nosso astrolábio para nos guiar nos mares agitados de um Brasil infectado de tubarões fardados que durante 21 anos roubaram vidas e o futuro de pelo menos uma geração. |
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